Atividades

O Laboratório de Economia Política e História Econômica (LEPHE) realiza regularmente as seguintes atividades: Grupos de Estudos, Grupos de Pesquisa, Mini-cursos, Palestras e Debates.

Grupos de Estudos

Os grupos de estudos já existentes a serem coordenados pelo LEPHE são: Grupo de Estudos Econométricos (GEE), Grupo de estudos de Historiografia Marxista (Gemarx), Grupos de Estudos do O Capital, e Grupo de Estudos de Planificação Econômica e Socialismo.

O Grupo de Estudos Econométricos ocorre semanalmente, e tem o intuito de criar um espaço para o aprendizado da econometria aplicada e para a utilização de tal método nas pesquisas de seus membros. Atualmente o grupo conta com um Professor Titular, Wilson do Nascimento Barbosa, dois mestrandos e dois graduandos.

O grupo de estudos de Historiografia Marxista (Gemarx) tem por objetivo fomentar a discussão da historiografia marxista, tanto brasileira como estrangeira. Para além dos textos do próprio Marx, o grupo busca entender como o pensamento marxista foi assimilado na análise da história. O grupo é coordenado pelo Professor Doutor Lincoln Secco, e conta com professores da USP e da UNESP, além e graduandos e pós-graduandos de ambas as faculdades.

O Grupo de Estudos do O Capital fornece um espaço a alunos da graduação para a leitura e discussão extensiva e intensiva daquela que é considerada a principal obra de Marx, buscando prepará-los para a compreensão da recepção de Marx na historiografia. O grupo é coordenado pelo Professor Doutor Lincoln Secco e conta com o auxilia de pós-graduandos.

O Grupo de Estudos de Planificação Econômica e Socialismo estuda a economia política e o planejamento econômico nos países socialistas e nas experiências de organização coletivista da produção. Tem como intuito compreender o que foi a organização econômica no mundo socialista, incluindo União Soviética e China. Ainda, busca refletir sobre as experiências coletivistas de trabalho, como as fábricas ocupadas e dirigidas por operários.

Grupos de Pesquisa

Os Grupos de Pesquisa são configurados pela reunião de pesquisadores membros do Lephe que se articulem em torno de um tema. Os Grupos de Pesquisa têm caráter temporário e são sempre coordenados por um professor membro do Lephe. Terão sempre como objetivo a produção de material resultante da pesquisa, sejam artigos a serem publicados ou desenvolvimento de bancos de dados para futuro uso.

Mini-cursos

O Lephe pretende realizar eventuais mini-cursos dentro de suas linhas de pesquisa. Tais mini-cursos ocorrerão de forma não regular, de acordo com o acúmulo teórico e prático dos grupos de pesquisa e de estudo e de acordo com a demanda dos alunos da graduação e da pós-graduação. Os mini-cursos terão como objetivo fomentar a discussão entre os alunos sobre a Economia Política e a História Econômica, incentivando um maior número de alunos a conhecer a área de pesquisa.

Palestras e Debates

O Laboratório de Economia Política e História Econômica realizará palestras e debates que fomentem o debate sobre suas linhas de pesquisa. Os debates e palestras terão como palestrantes seja especialista no tema sejam pessoas diretamente envolvidas no tema discutido. As palestras e debates buscarão provocar futuros debates, e não apresentar uma posição definitiva ou oficial do laboratório.

 

Núcleo Praxis

O Núcleo Práxis é um coletivo político e teórico ligado à USP, que congrega pesquisadores, educadores, militantes e ativistas oriundos de variadas instituições acadêmicas e movimentos sociais, sendo especialmente voltado aos estudos emancipatórios e à sua inerente prática transformadora, e nesse sentido preocupado com questões atinentes ao desenvolvimento social humano: desde a crítica histórico-dialética da sociedade produtora de mercadorias, dentre outras formas de exploração humana, à investigação das possibilidades da prática socialista na conjuntura contemporânea de crise estrutural sistêmica. Surgido em julho de 2015, o Núcleo Práxis está desde sua criação formalmente vinculado ao LEPHE-USP. Os membros do Núcleo Práxis elegeram estudar O Capital, de Marx, como obra de apoio e ponto de partida de suas análises da sociedade. Ao lado deste Grupo de Estudos, compõe ainda a dinâmica do coletivo a organização de eventos político-culturais (abertos ao público em geral) de extensão universitária, e também de ensino e difusão do conhecimento, tais como: seminários, fóruns de formação, rodas de conversa, e atividades de militância junto a movimentos sociais, sobretudo aqueles comunitários de periferia, e de estudantes de nível médio e universitário. Nesses casos, a preocupação é com uma construção horizontal de objetivos, orientada ao protagonismo dos movimentos, segundo um diálogo que se estabelece entre o debate teórico denso, e as possibilidades meditadas de atuação prática.

Atividades em andamento ou agendadas

O Grupo de Estudos de Planificação Econômica e Socialismo realizará uma reunião de planejamento de estudos no dia 29 de setembro, as 15h, na sala 19 do Departamento de História da FFLCH. A reunião será aberta a todos que desejarem participar do grupo de estudos.