Textos e Artigos

Nessa seção encontram-se alguns dos trabalhos produzidos por pesquisadores do LEPHE-USP.

 

WILSON DO NASCIMENTO BARBOSA

BARBOSA, Wilson do Nascimento. A Crisálida: Aspectos Histórico-Econômicos do Fim da Escravidão no Brasil, 1850 - 1888. Introdução a uma Análise Quantitativa. Tese de livre-docência. São Paulo, FFLCH-USP: 1994.

BARBOSA, Wilson do Nascimento. Fichte, Schelling e Hegel. Palestra de pós-graduação. Curso Aspectos Metodológicos da Pesquisa Histórica e Social. Departamento de História da USP. 18 de agosto, 1993.

BARBOSA, Wilson do Nascimento. Pesquisando a História Econômica. Aula-magna para o curso de História Econômica da USP - FFLCH, realizada em 13 de Março de 2013.

BARBOSA, Wilson do Nascimento. Ainda uma vez a crise. palestra proferida na Universidade de São Paulo, no dia 22/03/2010.

BARBOSA, Wilson do Nascimento. O lugar da história econômica entre as Ciências Sociais. Palestra organizada pelo Centro de Estudos de História (CAHIS) do Departamento de História da FFLCH-USP, e realizada em 13 de Outubro de 2008 no Auditório Fernand Braudel (DH-FFLCH-USP). Publicada na Revista de Economia Política e História Econômica - REPHE 18.

BARBOSA, Wilson do Nascimento. A corrente Estruturalista-Keynesiana de História Econômica. Palestra organizada pelo Centro de Estudos de História (CAHIS) do Departamento de História da FFLCH-USP, e realizada em 14 de Outubro de 2008 no Auditório Fernand Braudel (DH-FFLCH-USP). Publicada na Revista de Economia Política e História Econômica - REPHE 16.

BARBOSA, Wilson do Nascimento. A Acumulação de Capital no Brasil. DH – FFLCH – USP, 2003.

BARBOSA, Wilson do Nascimento. Globalização: uma péssima parceria. Revista Perspectivas, SEADE. 1997.
 

LINCOLN SECCO

SECCO, Lincoln. O trabalho produtivo em Marx.
 

EVERALDO DE OLIVEIRA ANDRADE

ANDRADE, Everaldo de Oliveira. Capital e trabalho na economia política boliviana contemporânea. Cadernos de Ciências SOciais, vol. 3, fundação APC, pp 91-133, 2012.

 

APOENA CANUTO COSENZA

COSENZA, A. C. Um estudo sobre a Divisão Internacional do Trabalho. REPHE. Revista de Economia Política e História Econômica, Ano X, No 33, Janeiro/2015. pg. 63 - 89

COSENZA, A. C. Introdução às ferramentas quantitativas no estudo em história e outras ciências sociais. São Paulo: Edição do autor, 2014.

 

 

LUIZ EDUARDO SIMÕES DE SOUZA & MARIA DE FÁTIMA SILVA DO CARMO PREVIDELLI

SOUZA, Luiz Eduardo Simões de & PREVIDELLI, Maria de Fátima Silva do Carmo. Brasil e Argentina nos anos 1990: dois exemplos comparados de dolarização. Rev. Econ. do Centro-Oeste, Goiânia, v.1, n.2, pp. 54-69, 2015.

SOUZA, Luiz Eduardo Simões de & PREVIDELLI, Maria de Fátima Silva do Carmo. Sobre a Crise na Zona do Euro. ABPHE, 2015.

PAULO SÉRGIO SOUZA FERREIRA

SOUZA FERREIRA, Paulo Sérgio. A gênese do novo imperialismo: 1875-1914. Leituras de Economia Política, n 22 2015.